Agradecimentos

O presente livro é produto da experiência que tivemos nos últimos 15 anos no desenvolvimento e estruturação de editais e contratos de concessões comuns e PPPs, e mais recentemente na gestão da parceria entre o IFC – International Finance Corporation, o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento para a estruturação de projetos de concessões comuns e PPPs nos setores de infraestrutura econômica e social, na qual estamos dia a dia buscando elaborar e consolidar melhores práticas para participação privada no provimento de serviços públicos.

Diversas pessoas contribuíram para a formação das idéias e impressões aqui expostas. A todas elas o nosso agradecimento. Mas mesmo com risco de esquecer alguém, é preciso citar alguns nomes.

Andrea Azeredo, Cecília de Lima Pessanha, Maria Angélica Braga, Fernanda D’Emidio Martins, Richard Cabello, Robert Taylor, Andrew Gunther, Laurence Carter, Henrique Pinto, Ari Skromne, Alexandre Porciúncula foram nossos companheiros em equipes de projeto, que assessoraram Governos a estruturar concessões comuns e PPPs. Nesse âmbito, em especial, é preciso destacar Paulo de Meira Lins, que além de parceiro no dia a dia da consultoria sobre projetos, é co-professor do curso de Direito de Infraestrutura na graduação da Direito-Rio, da FGV – Fundação Getúlio Vargas, no qual tivemos oportunidade de começar a sistematizar, com um formato mais didático as idéias que originaram esse livro. Tomas Anker, que foi companheiro de primeira hora na implantação da parceira IFC/BNDES/BID, e, nessa condição, deu diversas contribuições para as experiências descritas nesse livro. E, Henrique Souza (Carvalhão), que foi braço direito até o último minuto no desenvolvimento do projeto da concessão rodoviária do sistema da BA093, onde vários dos temas tratados nesse livro foram discutidos a exaustão.

Rogério Princhak, Graça Matos, Jorge Solla, Carlos Martins, Mara Clécia, Rafael Oliveira, Clementino Coelho, Pablo Santos, Isaac Averbuch, Priscila Romano, Paulo Moreno, Juliana Lima, Maira Queiroz, Edite Hupsel, Camila Aguiar, Maria Amélia Amaral, Anibal Coelho foram nossos clientes em alguns dos projetos recentes que estruturamos, e, nessa condição, contribuíram para aperfeiçoamento de várias idéias expendidas nesse livro.

Tatiana Cymbalista, Floriano de Azevedo Marques Neto, José Roberto Batista, Juan Piazza, Mauricio Zamboin, Marcela Costa, Gilson Calleman, Carlos Ari Sundfeld, Caio Mario da Silva Pereira Neto, Luis Felipe Valerin, Caio Loureiro, Paulo Leonardo Casagrande, Matheus Piva, Mariana Chiesa e Marina Zago foram consultores de projetos nos quais as recomendações aqui realizadas foram discutidas e parcialmente seguidas e, por isso, participaram diretamente da experiência que nos levou a escrever esse livro.